sábado, 8 de dezembro de 2007

Diferença entre músicos e artistas

"A música expulsa o ódio dos que vivem sem amor. Dá paz aos que não têm descanso e consola os que choram. Os que se perderam encontram novos caminhos, e os que tudo rejeitam reencontram confiança e esperança".
Pablo Casals


Esta citação do músico espanhol Pablo Casals permite-me introduzir o assunto que quero abordar. Porventura pela primeira vez desde a criação do fórum vou falar acerca da música, mais precisamente da diferença entre um músico e um verdadeiro artista.Mas qual será a diferença?

Inversamente ao que muitos pensam, eu não considero que alguém com boa voz seja automaticamente um bom cantor e um bom músico. Para mim existe um factor X que permite-nos entrar no mundo em que o cantor se encontra, num mundo à parte. Esse factor dá pelo nome de sentimento.

Neste momento muitos estarão a questionar-se. Mas tendo uma boa voz, automaticamente não transmite sentimento? Na minha opinião: NÃO!

O cantor, o trompetista ou o pianista podem executar a sua arte de uma forma quase perfeita mas quanto a mim esta não entrará no meu coração e mente se eu não sentir que o músico em questão está a partilhar comigo aquele momento de nostalgia, amor, tristeza ou alegria.

Como prova do que estou a dizer, devemos olhar por exemplo para o mundo do hip-hop, mais precisamente do Rap. Falo deste género musical porque é onde me sinto mais à vontade para falar. Pois é observável que no rap podes cantar como ninguém e possuir um flow incrível, mas se não imprimires o que sentes nas músicas, então não atingiste o auge.

Poderia citar inúmeros cantores-artistas, mas vou focar principalmente a Mariza porque não sendo eu um grande admirador de fado, quando ouço e olho para a Mariza, esta não me deixa indiferente, ela consegue transmitir-nos que está a sentir com imensa alma.

Depois no rap temos dois exemplos flagrantes: Valete e Tupac. Estes dois senhores quando rimam parece que tomaram conta dos nossos pensamentos, ideias e gostos. O Valete consegue tornar-me comunista naqueles minutos de duração de uma música dele, assim como o Tupac que me faz sentir um renegado da sociedade com uma vivência difícil.

E é este o poder da música quando sentida, é este o poder a que Pablo Casals se refere. No entanto discordo dele quando afirma que ela só nos cria sentimentos positivos. Muito pelo contrário, a música é tão poderosa que consegue infiltrar-nos tudo o que vai na alma de um artista, porque se a intenção for violenta, ela torna-nos violentos. Tudo depende da capacidade do artista, sim do artista e não do músico muito bom tecnicamente, porque só o primeiro conseguirá fazer-nos rir, chorar, acalmar ou reflectir.

NOTA: Como é óbvio a Mariza tem uma voz mágica, assim como o Tupac e o Valete têm flows poderosos e não deixam de ser um exemplo do que escrevi. Não quero criar uma cisão entre excelentes cantores sem o factor X e cantores medianos com grande personalidade nas suas canções. É óbvio que se cantarmos muito bem acompanhados de uma capacidade de grande comunicação com o público, tanto melhor.

Aqui ficam os vídeos de alguns músicos artistas.

Valete - "Anti-herói"



Tupac - "Life goes on"



Mariza - "Gente da minha terra"



Clã - "Problema de expressão"



Metallica - "Nothing else matters"



Queen - "Who wants to live forever" - Por sugestão de um amigo meu, e com razão, deixo aqui um vídeo dos Queen. Sem dúvida que foi um lapso imperdoável deixar de fora estes génios da música. RIP Freddie Mercury.

4 comentários:

Anônimo disse...

É certo que o factor mais importante de uma música é a mensagem transmitida...coisa que muitos cantores como o 50 Cent, T.I., Bow Wow, ect. não fazem, não transmitem qualquer tipo de mensagem...normalmente ou fazem músicas com dinheiro,miudas,violência...mas isso tudo possuindo originalidade.

Cookie disse...

O mundo da musica por vezes procura a originalidade ou entao a verdadeira letra ou voz que interesse ao publico.sao varios os generos e ha gostos para todos.dentro da propria musicalidade tens os factores voz,letra e sonoridade.podia ficar aqui a noite toda a falar nisto mas por vezes oico e digo hum..bom som mas a voz nao esta la ou entaoo bem a voz é fantastica mas o som esta aquem das expectativas.no hip hop a lirica da sociedade ou rock com sua sede para alimentar uma verdade ou revolta.o sentimento esta dentro de todos e do que se escreve.tupac tinha a realidade enquanto outros rappers ou grande parte fala da vivencia com as drogas,armas e mulheres.interpretamos de uma maneira ou outra.os sentimentos estao la,mas sao todos diferentes.sao vivencias de cada um de nos,e vontade de escrever para passar a voz para a musica.os que nao transmitem sentimentos sao aqueles que so cantam para viver e ganhar o pao de todos nos.fora disto...boa escrita..sempre a subir.abraco

Meggy disse...

Já é sabido que não gosto de hip hop rap whatever, tdo o q ue daí venha. Por isso é me dificil avaliar esse género de musica imparcialmente, sou smp influenciada pelos meus gostos pessoais. Mas, concordo completament qdo dizes que "
O cantor (...)[pode] executar a sua arte de uma forma quase perfeita mas quanto a mim esta não entrará no meu coração e mente se eu não sentir que o músico em questão está a partilhar comigo aquele momento de nostalgia, amor, tristeza ou alegria"

Um bom cantor, do ponto de vista técnico, não canta forçosamente sentimentos que nos prendam. Só conseguimos dar valor á musica qdo nos ligamos a ela, ou quando ela significa algo para nós.

O que nos liga á musica é alguma que esconde entre a sua técnica e a sua mensagem, é algo interinseco do seu autor, ou autores. Uma vez que qm escreve não tem que ser necessariamente qm canta. Há letras lindas e autores fantasticos, que não têm menos valor, apenas por q são interpretadas por outra identidade.

Podiamos fcar aqi a discutir o valor da musica ad eternum, mas penso em concluir este meu post com a ideia que as musicas, letras ou o combinado teem um significado diferente para cada um. Liga-se ás nossas vivencias, aos nossos sonhos, ás nossas esperanças...

Carol disse...

Realmente, apenas verdadeiros artista conseguem fazer-nos sentir mais que a vontade de dançar ao som de uma música ou cantar um refrão de letra fácil. Posso dizer que embora haja imensas bandas que adore ouvir vezes sem conta, são raras as que me fazem vibrar, ou sentir completa...são raras as que me fazem pensar ou chorar ou rir ou simplesmente voar, pairar bem alto! E embora uma bela voz sempre me encante, só uma voz com personalidade e histório é que me enleva e me faz amar a música como arte. É por essas bandas ou músicas que adoro música, pelo prazer que tenho de cada vez que encontro uma.