quinta-feira, 13 de março de 2008

A ciência de um bom assado.

Na cadeira de análise de dados, o professor pediu-nos para elaborarmos um comentário acerca de um artigo sobre uma fórmula encontrada para assar da melhor maneira um perú. Eu respondi ao desafio, e não faço a mínima ideia se era isto que ele pretendia ou se o meu pensamento está correcto. Sei apenas que estou cheio de sono e contente por já ter acabado o trabalho que será entregue hoje de manhã.

Achei engraçado colocar o texto, até porque a imaginação tomou conta de mim e o resultado foi este.

A ciência de um bom assado

A matemática ou ciência do raciocínio lógico está sem dúvida presente no universo e na natureza sob as mais diversas formas, como atesta Galileo ao afirmar que, o "Universo (...) não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a linguagem no qual ele está escrito". Como linguagem, Galileo referia-se obviamente à matemática. O matemático russo Lobachevski afirmaria mesmo que não existe qualquer ramo da matemática "que não possa vir a ser aplicado, mais cedo ou mais tarde, aos fenómenos da vida real". Mas estarão eles correctos?Sem dúvida, se a matemática não domina a totalidade dos fenómenos naturais, pelo menos para lá caminha.Mas será que responde mesmo a tudo?

Temos teoremas, números como o pi e mesmo uma sucessão de Fibonacci na natureza assim como uma equação que deu origem à teoria da relatividade.Com tudo isto, é óbvio que seria descoberta a fórmula de um bom assado. Não que isso tenha especial relevância para os cozinheiros que eu conheço, mas ainda assim é interessante. Todavia gostaria de desafiar os matemáticos a representarem o comportamento humano e os sentimentos inerentes á sua condição através de cálculos. Poderão até argumentar que há pouco tempo foi publicada em jornais e revistas a fórmula do amor. A mim não me convenceu.

Se no estudo do comportamento dos Estados, na disciplina de Relações Internacionais, as fórmulas revelaram-se ineficazes, quanto mais aplicadas ao ser humano. E quanto ao perú assado, para mim é-me indiferente quem o prepara, seja um cozinheiro com medidas instintivas ou um matemático, porque o que eu quero é ser bem servido e feliz. Infelizmente a fórmula da felicidade ainda não foi inventada.

2 comentários:

Meggy disse...

Um bom assado ou qq outro cozinhado, não presisa d matemática nnhma a inpiração dita o caminho. E se ficar terrivel, bem tentamos de novo =D

Deveras original

P.S. se algum dia eu presisar d um cozinheiro já sei onde procurar xD

Anônimo disse...

E o teu raciocínio estava correcto?!Era isso k o prof pedia?!