sábado, 10 de novembro de 2007

Humor ao extremo

Num belo dia de Novembro, e com um almoço convívio entre o plantel de juniores do Sport União Sintrense ( o mítico) agendado, julgava que o meu bom humor, até à hora da realização do nosso jogo, estava garantido. E para meu espanto o almoço correu melhor do que eu pensava, não só pelas piadas e pela companhia, mas também devido à minha leitura de uma entrevista ao líder da extrema-direita portuguesa presente no semanário Sol. Garanto-vos que nem o correio sentimental da revista Maria conseguiria maximizar a minha boa-disposição com esta eficiência.

Mas passando ao que interessa. Confesso que até ao momento não tive acesso ao conteúdo integral da entrevista, mas bastou-me ler algumas das suas opiniões e ideias para me aperceber que estava diante de um enorme entulho repleto de contradições e preconceitos.

Por onde havemos de começar? Talvez pela infundada admiração dos neonazis portugueses pela figura de Adolf Hitler (ele próprio uma contradição). Eu penso que é de uma incrível manipulação histórica, a tentativa de associar a cultura lusitana à ideologia Nazi. Senão vejamos, o Mein Kampf e toda violência racista foram influenciados por estudos de alunos da escola Antroporracial, dentro desse grupo estariam de certeza nomes como o do Conde de Gobineau, Houston Stewart Chamberlain e Otto Amon. Estes defendiam a superioridade rácica com base nas características físicas. Otto Amon chegou mesmo a dividir os indivíduos na Europa em Homo europeus, Homo alpinus e Homo mediterranicus. Se o primeiro grupo engloba os arianos, considerados os mais capazes, já os segundos e terceiros são vistos como segundo plano. Nem preciso de dizer em que grupo nos encontramos para perceberem toda a fantochada que este senhor defende.

Confrontado com o pedido de um comentário seu acerca de certas figuras da política nacional, Mário Machado teceu elogios ao presidente da República considerando-o uma pessoa honesta e declarou que o nosso exº Primeiro Ministro é um ditador em potência. Já para Salazar estavam reservados dois elogios. Na sua opinião, o antigo Presidente do conselho era para além de humilde, uma pessoa honesta. Não coloco em causa a sua simplicidade, mas honestidade? Isso é uma afronta tendo em conta os acontecimentos ocorridos nas eleições Presidenciais, tanto em 1948 com o general Norton de Matos como em 1958 com o também general e candidato Humberto Delgado.

No entanto, a minha gargalhada é atingida ao aperceber-me que o líder da extrema-direita
portuguesa, hammerskin condenado por crimes como incitamento ao racismo e defensor do Nazismo e das figuras de Adolf Hitler e Salazar, afirma não ser racista (embora tenha orgulho em ser branco) e apologista da democracia!

Por entre estes factos e contradições que se confundem com anedotas, fiquei com a sensação que Mário Machado não ficou chateado com a caricatura feita pelos Gato Fedorento ao cartaz do PNR mas sim pelo facto de ter concorrentes à altura no 1º plano do humor nacional.

Mas este assunto ainda tem muito que se lhe diga. Muito provavelmente surgirão mais posts acerca deste tema tão interessante.

2 comentários:

Cronicas_Mr_Og disse...

Caro primo,como tu uma vez disseste, como querem eles ser so uma raça, quando ainda antes da epoca dos descobrimentos eramos Mouros e tudo mais. Uma mistura de raças é o que este pais sempre foi.

Ai meto mais uma vez a minha frase, "Sem comparar racas, sigo Martin L. King"

Nao sei o porque de haver estas ideologias, quando muitos deles dariam tudo para ir passear a paises africanos, asiaticos e muito mais...

"Ignoro quem se acha de mais", ignoro quem pensa ter alguma inteligencia no que diz e so mostra ignorancia

O mal das pessoas nao ta na cor que "veste", mas sim ai...

estou farto destas historias todas, continuo a dizer que meu desejo era que o mundo fosse de cegos!!

um grande abraço meu primo

e para o Pacheco tambem, continuem!!

KerberoS disse...

vá lá, não seja tão duro com o homem, coitado.

se calhar já leste mas recomendo-te o livro: diário de um skin. muito bom para conhecermos melhor o seio de vários grupos neonazis.

venho aqui pedir que critiquem o acordo ortográfico cujas mudanças vão ser feitas em 2008, de forma a que as pessoas conheçam esta calamidade contra a nossa língua mãe.

eu já fiz a minha parte no nosso blog:

http://sem-olhar.blogspot.com/2007/11/desacordo-ortogrfico.html


abraço e continuem.